NVIDIA RTX 2000 Geração Ada
Desempenho para infinitas possibilidades.
A IA generativa revolucionou os fluxos de trabalho criativos e técnicos, inaugurando uma nova era da computação. Seu impacto abrange setores, do processamento de linguagem à biologia digital, manufatura e robótica. A NVIDIA RTX™ aproveita a IA e o ray tracing para oferecer níveis sem precedentes de realismo em gráficos, enquanto o DLSS 3 introduz avanços em gráficos com tecnologia de IA. Além disso, o NVIDIA Omniverse™ Enterprise preenche a lacuna entre os mundos físico e digital, permitindo setores definidos por software e promovendo a colaboração entre equipes grandes e altamente qualificadas.
À medida que os profissionais navegam nessa onda transformadora de IA generativa e computação acelerada, equipá-los com soluções poderosas se torna primordial. As soluções NVIDIA RTX permitem que os profissionais aproveitem todo o potencial da IA e dos gráficos, impulsionando a inovação e expandindo os limites do que é possível. Ao fornecer aos profissionais as ferramentas e tecnologias necessárias, eles podem enfrentar com confiança essa próxima onda de IA e gráficos, desbloqueando novos níveis de criatividade e produtividade.
A NVIDIA RTX™ 2000 Ada Generation traz a arquitetura de ponta Ada Lovelace para mais profissionais, quer eles usem estações de trabalho compactas ou torres expansivas de tamanho normal, oferecendo desempenho mais rápido, recursos avançados e até 16 GB de memória de GPU. Com seu poderoso fator de forma de baixo perfil e dois slots, você pode fazer o trabalho da sua vida em uma ampla variedade de sistemas e sem limitações.
Arquitetura NVIDIA Ada Lovelace
A NVIDIA RTX™ 2000 Ada Generation, baseada na arquitetura Ada Lovelace, oferece aos profissionais o poder da mais recente tecnologia RTX para rastreamento de raios acelerado e IA para impulsionar fluxos de trabalho avançados de visualização, criativos e de design para aplicativos convencionais.
Núcleos CUDA
Os núcleos CUDA baseados na arquitetura NVIDIA Ada Lovelace oferecem até 1,5X a taxa de transferência de ponto flutuante de precisão única (FP32) em comparação com a geração anterior, fornecendo melhorias significativas de desempenho para fluxos de trabalho gráficos, como desenvolvimento de modelos 3D e computação de precisão única para cargas de trabalho como simulação de desktop para CAE.
Núcleos RT de terceira geração
Os núcleos RT de terceira geração na RTX 2000 fornecem desempenho de rastreamento de raios até 1,7X mais rápido em relação à geração anterior, aumentando significativamente as velocidades de renderização para criação de conteúdo, revisões de design e prototipagem de fabricação virtual. Núcleos RT aprimorados e tecnologia Shader Execution Reordering (SER) otimizam o desempenho do shader, acelerando ainda mais a renderização de imagens com traçado de raios.
Núcleos Tensor de Quarta Geração
Os Núcleos Tensor de Quarta Geração oferecem suporte ao novo formato de dados FP8 para inferência, fornecendo até 1,8X mais rendimento para operações de matriz tensora do que a geração anterior e reduzindo o uso de memória de dados pela metade em comparação com o formato de dados FP16 para execução mais eficiente de cargas de trabalho usando uma mistura de cálculos de computação e endereçamento.
PCIe Gen 4
A RTX 2000 oferece suporte a PCIe Gen 4, que dobra a largura de banda do PCIe Gen3 de 15,75 GB/seg para 31,5 GB/seg para conexões x8, melhorando as velocidades de transferência de dados da memória da CPU para tarefas intensivas em dados, como IA, ciência de dados e criação de modelos 3D a partir de grandes conjuntos de dados. A RTX 2000 Ada Generation utiliza uma interface PCIe Gen 4 x8 de comprimento total.
Memória GDDR6 de alta velocidade
A RTX 2000 possui 16 GB de memória GDDR6, fornecendo a memória necessária para renderização, ciência de dados, simulação de engenharia e outros aplicativos que exigem muita memória da GPU. O suporte para memória ECC oferece precisão e confiabilidade de computação sem comprometimento para aplicativos de missão crítica.
Código de correção de erros (ECC) na memória gráfica
O ECC na memória gráfica detecta e corrige a corrupção de dados na memória, atendendo aos rigorosos requisitos de integridade de dados para aplicativos de missão crítica com precisão e confiabilidade de computação sem comprometimento para estações de trabalho.
Mecanismo NVDEC de quinta geração
O NVDEC é adequado para aplicativos de transcodificação e reprodução de vídeo para decodificação em tempo real. Os seguintes codecs são suportados para decodificação acelerada por hardware: MPEG-2, VC-1, H.264 (AVCHD), H.265 (HEVC), VP8, VP9 e AV1.
Motor NVENC de Oitava Geração
O NVENC pode assumir as tarefas de codificação de vídeo 4K ou 8K mais exigentes para liberar o motor gráfico e a CPU para outras operações. O RTX 2000 fornece melhor qualidade de codificação do que codificadores x264 baseados em software. O RTX 2000 incorpora codificação de vídeo AV1, que é 40% mais eficiente do que codificação H.264 para vídeo 4K HDR. O AV1 fornecerá melhor qualidade na mesma largura de banda de taxa de bits.
Preempção gráfica
A preempção em nível de pixel fornece controle mais granular para melhor suporte a tarefas sensíveis ao tempo, como rastreamento de movimento VR.
Preempção de computação
A preempção no nível de instrução fornece controle de granulação mais fino sobre tarefas de computação para evitar que aplicativos de longa execução monopolizem recursos do sistema ou atinjam o tempo limite.
NVIDIA RTX IO
Acelerando o desempenho de descompressão sem perdas com base em GPU em até 100x e 20x menos utilização de CPU em comparação com APIs de armazenamento tradicionais usando a nova API DirectStorage para Windows da Microsoft. O RTX IO move dados do armazenamento para a GPU em um formato mais eficiente e compactado, e melhora o desempenho de E/S.